Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 1.7/5 (434 votos)



ONLINE
2







Barramento

Barramento

BARRAMENTO LOCAL (FSB)

De uma maneira bem simples, poderíamos dizer que um barramento é uma via de comunicação, e em um micro, temos vários barramentos. O principal barramento que constitui o computador é o barramento local (fsb ) a via de comunicação que comunicar o processador aos circuitos primordiais da placa-mãe: a memória RAM, a memória cachê l2 e o chipset.

O barramento local é o mais rápido dos barramentos pois faz a comunicação de componentes que trabalham em alta velocidade como processador e memória, dai como fariamos para conectar componentes externos lentos a esse barramento de alta velocidade? 

Para que por exemplo uma placa de video ou um disco rigido possam ser utilizados em qualquer micro independente do processador instalado podemos utilizar os barramentos de expansão.

BARRAMENTOS DE EXPANSÃO ( I/O)

-ALGUNS DOS MAIS CONHECIDOS BARRAMENTOS:

ISA                     AMR            MCA

EISA                   CNR            PCI

VLB ( VESA )     USB

PCI-EXPESS      FireWire

AGP                     IrDA


ISA( INDUSTRY STANDARD ARCHITECTURE - ARQUITETURA PADRÃO DA INDÚSTRIA)

 

Primeiro tipo de slot usado nos computadores do tipo PC, criado em 1981 pela IBM para o lançamento de seu primeiro PC, e depois atualizada em 1984, com o lançamento do PC at, onde o slot foi aumentado para 16 bits (antes era 8 bits).

Placas periféricas de oito bits podem ser instaladas em slots isa de 16 bits sem problemas. Algumas placas-mãe (como a da próxima figura) possuem tanto slots isa de 16 bits quanto slots Isa de 8 bits. Os slots Isa de 8 bits nestas placas-mãe eram para serem usados por antigas (e gigantescas) placas Isa de 8 bits que, por causa do seu desenho, não se aconselha usar placas de 8 bits nos slots Isa de 16 bits.

Normalmente quando nos referimos ao slot Isa, estamos falando do modelo de 16 bits. Este modelo operava a 8 MHz e tinha uma taxa de transferência máxima de 8 MB/s, o que é muito pouco para aplicações que dependem de desempenho, como vídeo, disco e rede.

Os slots isa foram usados durante muitos anos, especialmente porque vários periféricos como placas de som, impressoras e scanners são lentos, e não necessitavam de um barramento mais rápido do que o isa. Aplicações como vídeo, disco e rede foram migrados para outros slots mais rápidos, como o pci e o agp (passando pelo Eisa e pelo vlb), até o desaparecimento total do Isa.

MCA (MICRO CHANNEL ARCHITECTURE - ARQUITETURA MICRO CANAL) 

Slot criado pela IBM em 1987, lançado em seus computadores PS/2. Foi a tentativa da IBM de acabar com o slot Isa. Como era uma arquitetura proprietária, somente os computadores da IBM usavam este tipo de slot e, daí, a idéia de substituir um slot que todos os pcs estavam usando por um que era proprietário simplesmente não deu certo. Outro problema é que o mca era incompatível com o Isa, isto é, placas periféricas Isa não podiam ser instaladas em slots mca.

O mca estava disponível em duas versões: 16 bits e 32 bits

EISA( EXTENDED INDUSTRY STANDARD ARCHITECTURE - ARQUITETURA PADRÃO DA INDÚSTRIA - ESTENDIDA )

 

Tipo de slot criado pela Compaq na época dos 386, de forma a aumentar o desempenho no acesso a periféricos.

Na época, o tipo de slot mais usado era o Isa, que tinha uma taxa de transferência máxima de 8 MB/s, o que é muito pouco, mesmo para um 386 (o barramento externo de um 386dx-33, por exemplo, tem uma taxa de transferência máxima teórica de 132 MB/s).

O Eisa era um slot de 32 bits mas, para manter compatibilidade com o Isa (slots Eisa permitem que placas Isa sejam instaladas), mantinha o clock em 8 MHz. Com isto, a sua taxa de transferência máxima teórica era de 16 MB/s. Ou seja, melhorava um pouco o desempenho, porém não resolvia o problema.

O Eisa foi um slot com baixa aceitação no mercado e acabou praticamente restrito a placas-mãe para servidores de rede.

Visualmente falando, os slots Eisa são mais altos que os slots Isa, além de normalmente serem marrons, enquanto que os slots Isa são normalmente pretos. 

VLB ( VESA )VESA LOCAL BUS - BARRAMENTO LOCAL VESA

Tipo de slot de alto desempenho criado pela vesa (vídeo electronics Standards association), antes dos slots pci terem sido criados. Na época, o tipo de slot mais usado no pc era o isa, que tinha uma taxa máxima de transferência de apenas 8 mb/s. A vesa queria que os pcs tivessem uma conexão com a placa de vídeo mais rápida. O slot vlb era uma extensão de alta velocidade do barramento Isa.

O slot vlb é conectado diretamente ao barramento externo do processador. Com isto, seu desempenho é o mesmo do barramento local do processador. Por exemplo, em um 486dx-33, 486dx2-66 ou 486dx4-100, onde o barramento local roda a 33 MHz x 32 bits (132 MB/s), o slot vlb terá estas mesmas características. Já em um 486dx-25, 486dx2-50 ou 486dx4-75, o barramento local rodará a 25 MHz x 32 bits (100 MB/s), já que estas são as características do barramento externo destes processadores.

O slot vlb teve vida curta justamente por ser conectado diretamente ao barramento externo do processador: caso um novo padrão de barramento fosse lançado, o vlb teria de ser redesenhado. Foi o que ocorreu quando o processador Pentium foi lançado, pois este processador tem um barramento externo de 64 bits e não mais 32 bits como ocorria com o 386 e com o 486. Foram lançados basicamente três tipos de placas periféricas vlb: placas de vídeo, placas de rede e placas para conexão de discos rígidos (ide e scsi).este barramento acabou sendo substituído pelo pci, quando este foi lançado.