Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 1.7/5 (434 votos)



ONLINE
2







Placas de CPU

Placas de CPU

Modelos de placas de cpu

PLACAS DE CPU AT (Advanced Tecnology )

PLACAS DE CPU ATX (Advanced Tecnology Extended)

Obs.: Gostaria de lembrar que existem outros modelos de Placas de CPU, como, BTX, ITX, LPX, NLX ao qual não faremos referência neste curso por não serem populares do nosso padrão PC.

Placa de CPU AT

Placa mãe, placa de CPU, placa de sistema, motherboard, são a mesma coisa. As placas de CPU at foram produzidas inicialmente no IBM PC AT, em 1984. Foram usadas em todos os PCs, mas a partir de 1997, com o surgimento do padrão ATX, ficaram mais raras. O padrão AT foi extinto por volta de 1999.

As placas de CPU AT foram usadas nos PCs 286, 386, 486 e Pentium e similares. Algumas placas de CPU para Pentium ii e Pentium iii também usavam este formato.

Na verdade as placas de CPU padrão AT eram bem maiores. Placas como a mostrada acima são chamadas “baby AT”. Os modelos “full AT” tornaram-se raros a partir de 1990, e as placas “baby AT” passaram a ser chamadas simplesmente de “AT”.

 

Os componentes das placas de CPU 

 

Não importa o formato de uma placa de CPU, seus componentes são bastante semelhantes. A maioria dos componentes encontrados em uma placa ATX, por exemplo, são também encontrados nas antigas placas at. Mostraremos agora esses componentes com maiores detalhes. Apenas para ilustrar as semelhanças, mostrarei como exemplo uma placa padrão AT e outro padrão ATX. Podemos notar realmente muitas semelhanças.

 Exemplo de placa de CPU padrão AT, para processadores que usam o Socket 7   Placa de CPU com Slot 1, padrão ATX

Placa de cpu atx

O padrão ATX surgiu em 1997 e logo se tornou comum. Na época reinavam os processadores pentium ii. Todas as placas de cpu modernas seguem o padrão ATX e seus derivados de menor tamanho: mini ATX, micro ATX e flex ATX.

ATX não é apenas um formato. É um conjunto de regras para o desenvolvimento de placas de cpu. Por exemplo, cada componente tem uma altura máxima permitida, o que impede que, por exemplo, um componente não possa ser encaixado por estar obstruído pela chapa do gabinete, como ocorria muitas vezes no padrão at.

Placas de CPU ATX

 

Além das diferenças nos tamanhos, encontramos também inúmeros detalhes diferentes quando comparamos os diversos modelos de placas de cpu.