Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 1.7/5 (434 votos)



ONLINE
4







Conectores traseiros

Conectores traseiros

 

Conectores de uma placa atx

 

É fácil reconhecer uma placa de cpu atx, mesmo quando está dentro do gabinete. Basta verificar na parte traseira do computador, os conectores com a disposição mostrada na figura ao lado.

 

Conectores Traseiros

 

É errado usar termos como “saídas usb”, “saídas seriais”, “saídas paralelas”, etc. Essas interfaces servem tanto para transmissão (saída) quanto para recepção (entrada), por isso o correto é dizer “portas usb”, “portas seriais” e “porta paralela”. Portas seriais serviam para ligar o mouse, mas este tipo de mouse caiu em desuso. Os modelos atuais de mouse são dos tipos ps/2 e usb. A porta paralela era usada principalmente para a impressora, mas as impressoras modernas são usb. Portas usb são usadas para impressora, scanner, câmera digital, joystick, etc. 

Placa ATX com som onboard

A maioria das placas de cpu atx possuem hoje som onboard, e assim dispensam o uso de uma placa de som. É fácil reconhecer uma placa com som onboard, basta verificar a presença dos conectores de som, como os da parte direita da figura ao lado. O conector amarelo mostrado serve para conectar joystick e dispositivos midi, como teclados e guitarras, muito usados por músicos que fazem composição com a ajuda do computador.

Placa ATX com som onboard

Conector Amarelo- joystick / midi

Conector Verde- line out (alto-falantes)

Conector Azul- line in (entrada de linha)

Conector Rosa- mic (microfone)

 

O som onboard das placas de cpu atuais tem alta qualidade, muito superiores aos das placas de dois ou três anos atrás. Apenas as placas de cpu super baratas ainda possuem som onboard com baixa qualidade. As boas placas de cpu têm inclusive som onboard com 6 canais (5.1), com excepcional qualidade.

Placa ATX com vídeo onboard

Muitas placas de cpu possuem vídeo onboard. Desta forma dispensam o uso de uma placa de vídeo. Note entretanto que o vídeo onboard nem sempre tem bom desempenho. Para aplicações simples, como edição de texto, acesso à internet e aplicações 2d em geral, o vídeo onboard sempre é adequado. Para jogos 3d de última geração, o vídeo onboard normalmente deixa muito a desejar.

Placa ATX com vídeo onboard

1) teclado

2) mouse

3) usb

4) porta serial

5) porta paralela

6) vídeo onboard

7) rede onboard

8) LINE IN

9) LINE OUT

10) MIC