Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.5/5 (28 votos)



ONLINE
1







Conexões do gabinete

Conexões do gabinete

Conexões do gabinete

As placas de cpu possuem um grupo de conectores para ligação com dispositivos do painel frontal do gabinete:

  • Reset
  • Pc speaker
  • Power switch
  • Power led 
  • Ide led (ou hdd led)
Conexões do gabinete

Dica: para fazer corretamente essas conexões, não tome como base a serigrafia – ela é muito confusa. Use as instruções existentes no manual da placa de cpu.

Fios ligados no painel do gabinete

Podemos dividi-los em duas categorias:

A) não polarizados: são aqueles que não têm posição certa para conexão, ou seja, se forem invertidos continuam funcionando da mesma forma. São eles:

Pc speaker
power switch
reset.

B) polarizados: são os leds, que só funcionam se conectados na posição correta. São eles:

Power led
ide led (ou hdd led)

Fios ligados no painel do gabinete

Conector reset

Todo usuário de micros conhece o botão reset. Fica na parte frontal do gabinete. Na parte interna partem dois fios, na extremidade dos quais existe um conector de dois pinos, como o que vemos na figura ao lado.

Devemos ligar este conector do gabinete no conector correspondente na placa mãe, indicado como reset.

Conector reset

Conector speaker

Na parte frontal dos gabinetes existe um pequeno alto-falante interno chamado pc speaker. Nos anos 80, quando os micros ainda não tinham placa de som, o pc speaker era a única fonte sonora do micro. Atualmente o pc speaker é usado apenas para sinalizar situações de erro quando o computador é ligado. Quando é emitido um beep, singnifica que está tudo correto. Quando são emitidos vários beeps existem problemas de hardware.

O conector do pc speaker tem 4 vias, mas somente dois fios são usados.

Conector speaker

Conector power switch

 

O power switch, também chamado de power button, é um pequeno botão localizado na parte frontal do gabinete que serve para ligar e desligar o computador.

 

Na parte interna deste botão existem dois fios ligados a um conector de duas vias, como o que vemos na figura logo abaixo.


Conector power switch

 

 IDE led ou hdd IDE

Este conector é ligado a um led existente no gabinete. Normalmente é um led vermelho que acende para indicar que o disco rígido ou qualquer outro disco ide está operando, ou seja, fazendo operações de leitura ou gravação.

Muitos chamam este led de “hard disk drive led” (hdd led), entretanto é mais correto chamá-lo de ide led, já que acenderá quando qualquer disco ide estiver operando, e não somente o disco rígido.

H.D.D LED

Conector do power led

O power led é um led localizado na parte frontal do gabinete que serve para indicar que o micro está ligado. Da sua parte interna partem dois fios, mas na sua extremidade existe um conector de três vias, das quais são usadas apenas duas: a primeira e a terceira.

 Conector do power led